Contrato do salão parceiro: como fazer correto e não criar vínculos trabalhistas?

Veja Como Fazer O Contrato Do Salao Parceiro Sem Riscos De Criar Vinculos Trabalhistas No Seu Mei Blog - Conta4 Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Veja como fazer o contrato do salão parceiro sem riscos de criar vínculos trabalhistas no seu MEI

Aprenda agora a fazer corretamente o seu contrato de salão parceiro e se previna de criar vínculos trabalhistas em seu micronegócio  

Para não ter erros, o contrato do salão parceiro deve ser realizado em parceria com um escritório de contabilidade. Com este contrato, não há vínculos empregatícios e as empresas evitam penalidades com a Receita Federal. Para aprender mais sobre o tema, leia as informações abaixo.

Leia também os artigos:

Obrigações que um salão deve cumprir 

Uma das obrigações que o salão deve ter é na elaboração de um contrato que deve ser homologado, portanto confira, a seguir, quais as principais funções que o salão tem que obedecer.

Recebimento de dinheiro e serviços 

O estabelecimento precisa gerenciar o recebimento de serviços e dinheiro, os pagamentos são centralizados em um único ambiente. O mesmo acontece com o trabalho realizado pelo profissional.

Reter o valor do serviço 

O contrato do salão parceiro estabelece que o salão pode reter o percentual acordado, os tributos e contribuições também devem ser pagos. Para não ser penalizado, o salão parceiro tem que disponibilizar condições a fim de que o trabalho possa ser executado. 

Dentre as condições que o salão tem que obedecer, citamos: ter bons equipamentos, uma boa gestão de estoque, cumprir as normas de vigilância sanitária; além disso, o material deve ser esterilizado. 

Obrigações do profissional parceiro

A administração da pessoa jurídica é de responsabilidade do salão parceiro. Isso inclui as questões de ordem: contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária. O profissional parceiro pode ser qualificado como: empresários, microempresários ou microempreendedores individuais.

Categoria de profissionais que podem ser contratados 

Está em vigor, desde janeiro de 2012, uma lei que regulamenta as atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial e corporal. Confira uma pequena lista de profissionais que podem ser contratados:

  • Cabeleireiro;
  • Esteticista;
  • Manicure;
  • Pedicure;
  • Barbeiro;
  • Depilador;
  • Maquiador.

Você pode verificar mais informações na Lei n.º 12.592. Antes de contratar um parceiro para o seu salão, não deixe de consultar seu grau de experiência, sua qualificação profissional, referência de outros salões que já trabalhou, etc. 

Assista a este vídeo abaixo para entender melhor sobre a Lei do salão Parceiro:

Quais informações devem constar no contrato do salão parceiro?

A fim de que o contrato do salão parceiro seja completo, é importante ter informações sobre a categoria de serviços que serão disponibilizados, a Cota-Parte que será paga ao profissional, e os direitos do profissional-parceiro também devem ser descritos no contrato.

Os dados pessoais das partes envolvidas devem ser colocados, por exemplo: nome, identidade, CPF, endereço (caso pessoa física), CNPJ, Razão Social e responsáveis. 

O que é a cota-parte?

O profissional ou o salão parceiro pode receber uma parte do pagamento, o salão deve arcar com despesas relacionadas a acessórios, equipamentos, utensílios, já o profissional deve ajudar com aluguel do estabelecimento e despesas administrativas, a cota é uma retribuição sobre os serviços prestados. 

Legislação e vínculo empregatício

Um contrato com salões parceiros é a prova de que não existe um vínculo empregatício, no entanto algumas condições devem ser cumpridas. Se você tem dúvidas, peça para um contador e um advogado verificar a Lei n.º 12.592/2012 e também as alterações previstas na Lei n.º 13.352/2016

Quando um profissional é contratado, este deve prestar somente as funções que constam no contrato, compatíveis com a sua formação. 

Necessita de ajuda na elaboração de contratos?

Nós, da Conta4 Contabilidade, ajudamos na elaboração do contrato salão parceiro, pois somos especialistas em contabilidade para comércio e para prestadores de serviços. Portanto, se você tem precisa de suporte e apoio na elaboração deste tipo de contrato, fale conosco e descubra o passo a passo para um contrato eficiente e dentro das leis!

TENHA AQUI RESPALDO PARA FAZER, DE FORMA CORRETA, O SEU CONTRATO DO SALÃO PARCEIRO!

5/5 - (1 voto)
Summary
Contrato do salão parceiro: como fazer correto e não criar vínculos trabalhistas?
Article Name
Contrato do salão parceiro: como fazer correto e não criar vínculos trabalhistas?
Description
Veja como fazer o contrato do salão parceiro sem riscos de criar vínculos trabalhistas no seu MEI. Confira agora mesmo mais informações!
Author
Publisher Name
Conta4
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Saúde financeira

Quais são os indicativos de saúde financeira de empresas? Como analisar?

Atualizado em abril de 2023 Indicativos de saúde financeira: quais são e como analisar? Descubra os principais indicativos de saúde financeira de empresas e saiba como analisá-los corretamente! A análise da saúde financeira de uma empresa é fundamental. Para isso, é crucial estabelecer e monitorar indicadores de desempenho que permitam avaliar a condição financeira da

Obrigações acessórias

Obrigações acessórias: saiba quais são as principais

Atualizado em março de 2023. Quais obrigações acessórias a sua empresa não pode deixar de cumprir? Entenda! Conheça as principais obrigações acessórias e mantenha sua empresa em dia! As obrigações acessórias são um conjunto de obrigações secundárias que as empresas devem cumprir para manter sua regularidade perante os órgãos regulatórios, fiscais e governamentais.  Essas obrigações

230116.001408 Blog - Conta4 Contabilidade

BPO Financeiro: conheça os custos e benefícios do serviço!

Quanto custa implementar o BPO Financeiro? Veja o custo-benefício para a sua empresa! Custo-benefício do BPO: saiba agora o que você deve considerar para contratar o serviço!  O BPO Financeiro, sigla para Business Process Outsourcing, é uma estratégia empresarial que tem se mostrado eficaz na gestão empresarial em diversos pontos. Ao terceirizar processos financeiros para

Reduzir impostos

Reduzir impostos: será que uma empresa consegue fazer isso?

Atualizado em março de 2023 Conheça as alternativas que podem ajudar você a reduzir impostos Reduzir impostos é algo possível em muitos empreendimentos e muitos ainda não se deram conta. Saiba mais sobre o assunto! Os tributos são um dos principais desafios para os gestores de empresas.  A complexidade das obrigações fiscais, somada às altas

022000190312 (2) - Conta4 Contabilidade

Crescimento empresarial: o que pode impedir essa evolução?

Confira 7 ações que podem prejudicar o crescimento empresarial do seu negócio Alguns fatores podem atrapalhar o seu crescimento empresarial. Veja quais os problemas mais comuns e o que pode ser feito para evitá-los! O crescimento empresarial pode ser um indicador fundamental com relação aos bons resultados e desenvolvimento do seu negócio. Entretanto, gerenciar uma

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Está com problemas para reduzir custos fixos? Há um método…
Cresta Posts Box by CP